13 de janeiro de 2008

A ORTODOXIA DA CARIDADE

"Sabemos que o amor, quando puro, não admite nenhuma espécie de temor. Seria bom que todos alcançássemos aquele amor puro, em que o temor já não existe". C. S. Lewis

"O Amor-Necessidade clama por Deus de nossa pobreza; o Amor-Doação deseja servir a Deus, ou sofrer por Ele. O amor-Apreciativo diz 'Nós te damos graças por tua grande glória'. O Amor-Necessidade diz de uma mulher: 'Não consigo viver sem ela'. o Amor-Doação deseja proporcionar a ela felicidade, conforto, proteção - e, se possível, riqueza. o Amor-Apreciativo a contempla, e prende a respiração, e se cala, e se alegra por tamanha maravilha existir, mesmo que não para ele, e não se sente inteiramente deprimido por perdê-la, e prefirira perdê-la a jamais tê-la visto". C. S. Lewis
Bíblia NVI
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.g Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

8 comentários:

Anchieta Campos disse...

Caro Pr. Paulo Silvano, a Paz do Senhor!

Bela reflexão sobre o amor (caridade) que necessariamente deve ser parte do verdadeiro cristão, aquele que tem o seu coração cativo ao coração de Deus.
"Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor". Excelente frase!
Deus abençoe seu ministério e os seus grandemente! em nome de Jesus!

Daquele que lhe ama em Cristo, admira e é um leitor assíduo do seu blog,

Anchieta Campos

daladier.blogspot.com disse...

Creio que sem querer há um contraste entre seu artigo anterior de Os Guiness e o atual. Esta é uma característica humana: estar em dúvida, em transição. Como diz um antigo hino de Zilanda Valentim: uns dias firmes e outros fraquejando.
Mas o amor de Deus vem em nosso socorro, expulsando o medo. Quando as pessoas não se abrem para este amor, tornam-se céticas.
Parabéns, pelo artigo.

Paulo Silvano disse...

Caro Anchieta,

A paz do Senhor. Fico grato pela frequência e pelo valioso comentário no meu blog. Que Deus abençoe a sua vida e ministério.

Caro Daladier,

Fico agradecido pelo precioso comentário. Concordo com vc; a dúvida desestabiliza e deixa-nos com a sensação desagradável de impotência e medo. Creio que somente o Amor, que C. S. Lewis chama de "amor puro", e que o apóstolo João denomina "perfeito amor", pode nos livrar do temor. Porém, havemos que concordar que entender e desfrutar a plenitude desse Amor não é tarefa fácil. A nossa infinitesimal existência só pode experimentar esse Amor através da caminhada na graça. Enquanto tentamos fazer essa caminhada e compreender esse mistério estamos sujeitos aos percalços da dúvida e do medo, até que alcancemos a estatura, em perfeito e puro amor, que expulsa o medo e livra-nos do castigo da dúvida.

Um abraço,
Paulo Silvano

Isael de Araujo disse...

Prezado pastor Silvano, permita-me conhecer o seu e-mail para lhe enviar informações sobre o Dicionário do Movimento Pentecostal, de minha autoria, caso ainda não saiba da sua existência.
Desde já, muito obrigado.
Pr. Isael de Araujo

Paulo Silvano disse...

Caro pastor Isael,

Agradeço-o por acessar o meu blog. Parabéns pela autoria dessa excelente obra. Eu também sou um apaixonado pela história do centenário movimento pentecostal moderno e, portanto, pretendo adquirir o DMP. Tenho a impressão que se trata de aquisição indispensável, entre outras, àqueles que desejam fazer precisa revisão literária do Movimento. Será uma honra receber maiores informações no meu e-mail pasica20@yahoo.com.br

Um abraço
Paulo Silvano

Rodrigo Tecelão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Carrari disse...

Bela reflexão Paulo. Muito propicia pois o termo amor muito mais que um conceito, representa o amago do cristianismo, uma vez que Ele (Cristo) morreu por amor. Deus é amor diz Sua palavra, assim tudo o que Ele é e faz representa o amor. Amor incondicional, amor eterno, amor que não poupa nem mesmo o objeto do Seu amor, Seu único Filho. Um abraço pastor.

Anônimo disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!que Deus continue lhe usando!!!
Abs!
Faculdade Teológica