12 de setembro de 2009

INSULTO SOFISTICADO


Brian D. Mclaren

Grande parte de nossa apologética tem sido, em última análise, insulto sofisticado (ou não tão sofisticado):

- Isso é humanismo secular!
- Você é liberal!
- Isso é panteísmo!
Sim... e então?

Imagem, no seu contexto original, em: cavaleiroconde.blogspot.com

19 comentários:

Wandré Peixoto disse...

Graça e Paz, Pr. Paulo


Ótima citação. Só uma coisa: cuidado com os guardiães da fé e da ortodoxia!! (rs,rs,rs) Eles gostam de rotular as pessoas...

Parabéns pelo excelente blog!!

Um abração!!

Apologeta disse...

Bem Paulo Silvano, pelo visto não sou só eu que vê sua má conduta expressa em suas palavras. Arrependa-se meu querido. Meu desejo ao rebater seu artigo foi para que tornasses a ser são na fé. Não desejo prevalecer ou mostrar que sou melhor do que você (mesmo porque não sou), pois esta conversa não se trata de superioridade intelectual, mas do destino eterno sua alma. Se continuar defendendo e exposando esse tipo de pensamento você pode ir para o inferno! Não, não estou "dando uma de caridoso" depois de ofendê-lo. Quero seu bem, mas é de extrema importância que pares de defender essa espécie de pensamento nocivo e pares de citar esses filhos do diabo como Brian Mclaren que, não trazendo uma teologia sadia segundo a Bíblia e tentam dividir a Igreja de Cristo na Terra. O que, pessoas como ele e tantos outros liberais que tentam tornar a Igreja mais democrática (do ponto de vista deles), desejando legalizar o casamento homossexual fazem de bom? Em vez de serem missionários da Igreja para o mundo tornaram-se missionários do mundo para a Igreja. Eles rejeitam todas as doutrinas fundamentais do cristianismo bíblico, exposado por Cristo Jesus! H. Richard Niebuhr, dissertou com extrema eficácia o pensamento desses "facilitadores do Evangelho": Um deus SEM ira, levou um homem SEM pecado, a um reino SEM julgamento, por meio das ministrações de um cristo SEM cruz. Meu querido, deixe esse caminho em nome de Jesus! Exibo também o pensamento de Donald Grey Barnhouse que acertadamente mostrou: Aqueles que ensinam que Deus é amor sem ensinar que também abomina o pecado têm, na realidade, outro deus, que é Satanás mascarado. Para homens como ele o mal só é mal quando praticado pela oposição. Quando praticado por eles deixa de ser mal. Jesus te ama e quer que deixes esse caminho tenebroso em que estás trilhando. Volte para Palavra! Vou orar para que você se arrependa e seja um verdadeiro instrumento de glória na mão do Senhor Jesus Cristo!

Evangelista Eduardo França (Pentecostal, Fundamentalista e Apologista-Polemista)

Paulo Silvano disse...

Caro Eduardo França, Evangelista, Pentecostal, Fundamentalista e Apologista-Polemista,

Obrigado por tão nobre cuidado. Obrigado por preocupar-se com a sanidade da minha fé, com o destino eterno da minhalma e instruir-me quanto ao arrependimento. Fico grato por me alertar sobre a possibilidade de ir para o inferno. Você é muito zeloso!
Contudo, devo dizer ao solícito irmão que, depois que Jesus riscou a cédula que era contra mim, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira me era contrária, cravando-a na cruz do calvário, eu fui salvo e não mais estou "debaixo da lei, mas debaixo da graça" (Romanos 6:14). Para mim "o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" (Romanos 10:4). Portanto, não estou mais submisso e nem preciso do deus irado, gentilmente oferecido pelo irmão. A liberdade encontrada em Cristo Jesus não requer mais que eu me oriente por um Deus jurídico, legislador e agente policial, que, irado, me domine pelo medo e pela culpa. Se o irmão se sente bem servindo a esse deus, fique a vontade para fazê-lo. É uma pena, depois que a Graça superabundou.
Quanto a mim penso que ninguém nos deveria julgar “pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados” (Colossenses 2:14-16).
Finalmente, fique tranquilo, pois acredito que o irmão não deseja prevalecer ou mostrar que é melhor que eu. Acredito que a sua exortação não é imposição de superioridade intelectual e, também, que você não quis me ofender.(Aliás, você só ofendeu o Brian Mclaren, chamando-o de filho do diabo. Mas, não esquenta não; o Brian mora longe daqui, não entende português e, muito provavelmente, não vai entrar nesse blog para ficar chateado com o seu julgamento).
Ore sim. Obrigado por orar por mim.

Um abraço
Paulo Silvano

Alex Carrari disse...

Olá amigo,

Quanto a citação, sem comentários, é isso mesmo e mais um pouco. Agora, esse tal de "Apologéta" é um sujeito bem peculiar, porém comum entre os que se dizem arautos da verdade, que diga-se de passagem, eles detem o monopólio. Acho interessante notar que o sujeito que precisa estender suas credenciais - que a meu ver são auto impostas - antes de postar um simples comentário,demonstra uma atitude comum de quem não admite ser contrariado, pois de cara já está dizendo que ele é o mais capaz, em qualquer área e questão.
Desconfio de gente assim, que gosta de se apresentar gabando-se dos "títulos". Também desconfio desse negócio de chamar cristãos que não comungam de um mesmo ponto de vista de filhos do diabo. O pior é a linguagem desses caras. Uma coisa raivosa, irada, uma sede de mandar logo todos pro inferno, e claro de colocar quem não combina com suas posições no lago de fogo.
Tenho pena de quem cruzar o caminho desses caras, mais ainda como alguém aguenta ouvir um sermão dessa figura. E os filhos então, que imagem não devem ter de Deus descrita pelo pai.

Alex

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Olá Paulo.

Poxa! fiquei assustado em saber que já sentenciaram sua alma ao inferno. Não sei se choro, ou contorço-me de tanto rir, pois as atitudes de tal "apologista" e "fundamentalista" é estreitamente parecida (idêntica) a dos fariseus na época de Cristo -o filho de belial segundo esses "detentores" da "verdade".

Vai aqui uma frase de Rubem Alves (que provavelmente será também alvo "apologético"):

"Deus é como um pássaro encantado que nunca se vê. Só se ouve o seu canto... Deus é uma suspeita do nosso coração de que o universo tem um coração que pulsa com o nosso. Suspeita... nenhuma certeza. Fujam dos que têm certezas. Olhem bem: eles trazem gaiolas nas suas mãos. Os pássaros que têm presos nas suas gaiolas são pássaros empalhados. Ídolos".

Um abraço!
Vitor Hugo.

Wandré Peixoto disse...

Graça e Paz, Pr. Paulo Silvano

Este "apologista" também me sentenciou lá no meu blog. O "Deus" que ele apresenta, eu quero distância!

Apresenta um monte de referências bíblicas, mas pelo visto, não conhece o Espírito do Evangelho. Isto é próprio dos doutores da lei.

Prossiga, Pr. Paulo, pois o seu blog é um referencial da pregação do Evangelho de Cristo.

Um abração!

Apologeta disse...

É, vocês tiram de coitadinhos e ensinam coisas que estão contra o Evangelho que NEM CRISTO APROVARIA, pois não está de acordo NÃO COMIGO, NEM COM MEU PONTO DE VISTA, MAS COM SUA PALAVRA! Porque, eu quero saber, porque vocês teimam em ir contra o Evangelho? Porque não atentamos para João 7:24 "Não julgueis segundo a aparência, mas JULGAI SEGUNDO A RETA JUSTIÇA? Que reta justiça é essa? Qual o padrão devemos usar? E o que Paulo disse que "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais A NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. (I Coríntios 4:6)? Será que baseados nesses versículos que FAZEM PARTE DA PALAVRA INSPIRADA DE DEUS eu é que estou errado ao apoiá-los e defendê-los? Então deixemos certos versículos de lado e vivamos como queiramos. Mas não esqueçamos de que "o que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. (Provérbios 28:26). Se eu ofendi algum de vocês por dizer algo fora da Palavra me perdoem, pois sou falho, mas quando se trata de defender a Verdade ou se o que disse foi baseado na Verdade não posso voltar atrás. Faço minhas as palavras de Lutero diante da Dieta de Worms em 18 de abril de 1521: "A menos que me convençam, pela Escritura ou por razões claras, de que estou errado, eu permaneço constrangido pelas Escrituras. Não posso nem quero me retratar, de vez que não é seguro nem correto agir contra a consciência. Deus me ajude. Amém".

Evangelista Eduardo França (Pentecostal, Fundamentslista e Apologista-Polemista)

Wandré Peixoto disse...

Meu irmão, Eduardo França

Se ir contra um visão grega, cartesiana, fixa, ortodoxa é ir contra o Evangelho, você não entendeu o mesmo.

O Evangelho não é ortodoxo, fixo, mas é vida, é paz, é misericórdia e perdão incondicional.É liberdade em Cristo.

Ninguém está indo contra o Evangelho, mas seguindo-o sem o olhar da religião.

Reta justiça é misericórdia, graça, perdão, bom senso e equilíbrio. São os valores do Evangelho. Se isso não é padrão para você, meu caro, então não entendeste o Evangelho.

Marcos Wandré (apenas servo de Cristo)

Unknown disse...

Meu amigo não me pessa para tirar vc do lago de fogo dos calvinistas que eu to fora!!!hahahahah

Unknown disse...

Paulo ve se compre um colete a prova de diabo e de inferno; a Univers esta vendendo...hahahahah

Bartira disse...

Aproveitei pra também fazer uma visita. Gostei bem do blog, sobretudo da figura que o abre. É sempre bom encontrar gente pensando tão parecido. Ainda que não deixe de ser assustador.

Hermes C. Fernandes disse...

Parabéns pelo belo trabalho no blog. Já estou seguindo!

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos.

Te espero lá!

www.hermesfernandes.blogspot.com

Esdras Gregório disse...

O que eu acho interessante nisso tudo é que por que Jesus chamava os fariseus de hipócrita, as pessoas acreditam que tem o mesmo direito. Pô! Jesus era Deus, ele podia sondar a alma dos homens, nos não! Podemos ate achar que outros estão errados por não serem tão “Bíblicos” como nos. Mas fazer juízo sobre o estado da alma de uma pessoa, isso não.

Tecelão disse...

Gresder, vc tem certeza ABSOLUTA que JC chamava os farizeus de hipócritas? Após recomendar no sermão que não chamassemos nossos semelhantes sequer de tolos ou de loucos, ele daria este péssimo exemplo para nós? Apenas por ter feito menção à hipocrisia espiritual em seus ensinamentos, não teriam os discípulos ao escreverem a biblia acrescentado estes termos, de forma pejorativa, colocando palavras (acusadoras) na boca de JC que ele não falaria, para não passar por hipócrita? (fazer justamente aquilo que ele havia dito para não fazermos?) Deus então é hipócrita dá o mau exemplo e depois cobra da gente???? Não estariamos fazendo juízo da alma de Deus em JC???? Que perigo!!!!!!!!

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, HIPÓCRITAS? (Mt. 22: 18);

[Ai de vós, escribas e fariseus, HIPÓCRITAS, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!] (Mt. 23: 14);

Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (mC. 7: 6).

Caro tecelão, perdoe-me pela minha ignorância - pois posso ter entendido muito mau seu comentário - porém, estas passagens citadas acima, são palavras proferidas por Jesus.

Não tenho dúvida que você conhece tais passagens, apenas fiquei impressionado com seu comentário (irônico ou não, não sei!). Tenho certeza ABSOLUTA que Cristo nomeou os fariseus de hipócritas.

Um abraço!

Tecelão disse...

Sim Vitor! voce entendeu muito mal a idéia central do comentário!

Mas eu vou te ajudar:

Jesus não agrediu verbalmente os fariseus, nem os chamou de hipócritas públicamente.
Na ocasião dos AIS, ele apenas advertiu os fariseus com ensinamentos sobre o pregar e não agir conformemente.
Estas palavras e sua força acusadora foram acrescentadas pelos discípulos ao escreverem os evangelhos (volte e releia o meu 1º coment).
JESUS O MESSIAS DO DEUS VIVO era perfeito e não praticava nada que ia contra aquilo o que Ele pregava (principalmente sobre o sermão do monte), Ele não dava maus exemplos, xingando ou humilhando os outros!


Somos livres para acreditar em JESUS CRISTO ou acreditar em tudo o que os apostolos escreveram!

juberd2008 disse...

Paulo Silvano,

Citar Brian Mclaren, Gondim, Caio Fábio, Manning, Yancey, hoje em dia é correr o risco de ser chamado de herege, pelo pessoal da "direita cristã". Parabéns pela postagem e pela coragem!

Grande abraço.

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Tecelão!

Você está querendo dizer que, Jesus, não usou os termos hipócritas para se referir ao fariseus, correto?

E que este termo foi acrescido pelos Evangelístas quando escrevam os Evangelhos?

Nossa! Você piorou ainda mais, ou seja, sua explicação, seu pensamento, AO MEU PONTO DE VISTA, além de especulativo... está, na verdade, revelativo.. destituído ao extremo de Sola Scriptura!

Tecelão disse...

Corretíssimo!

Exatamente!

Destituidíssimo de "sola"!!

Mas nunca destituído da Palavra de Deus em Jesus Cristo!
Buscando Ele sempre no equilíbrio.
É nele que eu creio e em seu caráter perfeito e não contraditório!

http://javejireh.wordpress.com